Assinatura digital nos contratos de locação.

É realidade o uso de ferramentas digitais para facilitar, agilizar, e otimizar os processos, sejam para que área for. E não podia ser diferente na atividade imobiliária, com a utilização da assinatura digital nos contratos para economizar tempo e dinheiro com envio de documentos ou reconhecimento de firma.

Constata-se que 80% dos contratos imobiliários da RE/MAX são assinados eletronicamente nos EUA; no Brasil, esse número chegou a 30% em menos de três meses de utilização da plataforma DocYouSign.

A DocYouSign, empresa global líder em assinatura digital de documentos, facilita a transformação digital de empresas de todos os portes.

Por meio de sua plataforma, a companhia tem reduzido o tempo entre transações e mudado a forma de realizar negócios no Brasil e em mais de 188 países.

Assinatura digital nos contratos e a Imobiliária Remax:

Em março deste ano, a RE/MAX, a maior rede de agências imobiliárias em número de transações do mundo e presente em 99 países, começou a utilizar a plataforma DocYouSign para assinar eletronicamente contratos de locação nas modalidades “Seguro-Fiança” e “Garantia Aluguel” em quatro de suas 150 unidades no Brasil.

Desde então, já registrou 30% das negociações efetuadas digitalmente. Nos Estados Unidos, esse número chega a 80% dos contratos.

“Antes levávamos entre sete e quinze dias para validar um contrato. Com a DocYouSign, conseguimos uma redução de tempo enorme e, em até 24 horas, está tudo resolvido”, afirma Fabio Vuian Lo, diretor da Agência RE/MAX Aruanã, localizada no Centro de São Paulo.

Para o executivo, a tendência é que, até junho de 2017, mais da metade das agências da RE/MAX utilizem a tecnologia para assinar os contratos.

É importante alerta que no Brasil, ainda existe a carência de regulamentação legal no tocante aos contratos negociados no ambiente virtual, não possuindo estes a segurança jurídica necessária, haja vista não haver condições de comprovar-se a identidade dos contratantes envolvidos.

assinatura digital nos contratos

Assinatura digital nos contratos e a legislação:

O fato é que estes contratos, apesar de não possuírem legislação própria, já podem ser realizados de maneira mais segura, mediante a utilização das assinaturas digitais.

Haja vista estas prontamente terem respaldo legal, que é a Medida Provisória nº 2.200-2/2001, que garantem a realização de transações eletrônicas seguras, além de instituírem a Infra-estrutura de Chaves Públicas do Brasil (ICP-Brasil), órgão que regulamenta as já citadas Autoridades Certificadoras.

Acredito que em pouco tempo as imobiliárias deverão se adequar em oferecer essa facilidade para seus clientes, iremos acompanhar!

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima