Sou operadora do mercado imobiliário, atuante na cidade de Salvador/BA, trabalho também com locações comerciais e nessas ida e vindas pelas avenidas, ruas, alamedas, me deparo com inúmeros pontos comerciais, lojas, galpões, e salas com placas de aluga, alguns empoeiradas e até mesmo apagada..
E como gosto de analisar o mercado, suas causas e consequências, venho me perguntando a algum tempo qual a motivação de tanto imóvel com potencial comercial está fechada, alguns há quase 5 anos ??
Essa reflexão me fez mergulhar por assuntos os quais locadores não estão percebendo, por isso decidir escrever esse artigo.
Uma visão embaçada
No post anterior vimos que daqui a 10 anos não teremos uma geração nova, mas uma civilização nova, isso assusta alguns, e a princípio isso também aconteceu comigo, mas a geração baby boomers (nascido na década de 50/60) e a geração X (nascido na década 60/70), são hoje os principais donos de imóveis com perfil comercial, e por isso não compreende com tanta fluidez, a dimensão da tecnologia, e como isso está impactando os seus negócios imobiliários.
A disrupção não vem de uma hora para outra, ela aos poucos vem dando sinais, mas é necessário ter uma sensibilidade para percebe-la, porém como estamos passando por um fase única no nosso país, com a tal da “crise”, somado aos movimentos desordenados que próprio mercado gerou, acabou criando uma nuvem de fumaça e ficamos desorientados, ao modo que estamos apenas esperando as coisas voltarem ao que era..
Só que as coisas não vão voltar…
E é justamente essa falta de preparo, e expectativa de que o mercado funcione de modo “automático”, literalmente um tempo que ficou para trás..
Mas quem estiver atento, e após a leitura desse artigo você terá uma nova perspectiva!
A evolução do espaço de trabalho

Uma das principais mudanças é no ambiente de trabalho, cada vez mais estamos falando sobre bem-estar, experiência, agregação entre a vida pessoal e profissional, distribuição de espaços para torna-lo mais sociáveis e colaborativos.
Essa adaptação do ambiente de trabalho tem comprovado os seguintes resultados:
- Atração de talentos;
- Aumento da colaboração e produtividade;
- Agilidade dos negócios;
- Economia de custos.
Segundo uma pesquisa realizada pela CBRE Group, Inc. maior empresa de investimentos e serviços imobiliários comerciais do mundo, a qual admiro demais, reestruturou suas próprias sede/filias para medir o impacto do layout e modernidade, em benefícios para seu corpo de colaboradores, fornecedores, clientes, e um dado me chamou atenção..
93%
dos funcionários não desejam retornar ao ambiente de escritório tradicional
Isso automaticamente me fez lembrar uma reunião que tive entre 2014/2015 com um dos maiores investidores do Brasil no mercado imobiliário, onde apresentei opções de compra de terreno para seu projeto de condomínio logístico, e quando o convidei ao meu escritório, ele entrou e explanou: “uma salinha”.
Fiz umas contas na cabeça, tenho uma “salinha” no Centro Financeiro de Salvador, e no boom imobiliário, em um raio de 1km foram lançados 9 prédios comerciais, o que dá quase 70 mil metros quadrados adicionais, onde construtoras projetaram para seus novos proprietários uma renda de R$ 60,00/m² na locação, porém depois da euforia, hoje esse resultado para a maioria não chega a R$ 40,00 m².
Novo Workplace
Hoje, os funcionários não querem entrar em uma sala “confinada”, de paredes brancas, com uma mesa e cadeira, hoje para se obter a produtividade necessária, é preciso desenvolver um ambiente desafiador, que tenha mais conexões com a filosofia da empresa, e aumento da produtividade.
Veja a capa em outubro de 2014 da Revista da Harvard Business Review:
Traduzindo: Por que odiamos nossos escritórios e como construir um local de trabalho que podemos amar
Se estivéssemos atentos, saberíamos dessa tendência, e que cada vez mais pessoas estão trabalhando em estilo de home-office, e procurando coworking.
A loja está “morta” ?
Não! Mas, precisa de adaptação para continuar VIVA!
Alugar um ponto comercial hoje, requer muito mais analise e experiência, pois a estrutura do varejo também mudou.
O comércio eletrônico irá obrigar as lojas a se transformarem. Centenas, principalmente nos Estados Unidos, fecharam nos últimos anos.
Vejo reflexo na minha cidade, na verdade nas capitais e principais centros urbanos, isso é totalmente perceptível. A pouco tempo atrás era preciso ter muitas unidades para estar perto do consumidor. Hoje, com a internet, isso não faz muito sentido.
Por isso é necessário criar novos papéis para os locais físicos!
Especialistas em marketing e varejo, podem te explicar com inúmeros dados sobre a nova jornada de compra do consumidor, novas formas de engajamento, compras por smartphone, operações sem fricção, e tantas outras.
Inovações Tecnológicas
Normalmente as locações comercias, tirando as salas, tem um prazo locatício médio de 10 anos, e nesse período está previsto segundo profissionais na área, que a tecnologia passe por duas ou três vezes por mudanças significativas.
Ou seja, o mercado imobiliário não tem a capacidade de acompanhar os avanços tecnológicos.
Quem está realizando as perguntas abaixo, para analisar o impacto nas locações comerciais, e assim traçar a melhor tomada de decisão?
- Qual será o papel do escritório no futuro?
- E quando computador (desktop) ou até mesmo laptop deixar de existir?
- Como a nuvem irá afetar os modelos de negócios?
- Qual impacto da internet das coisas para a estrutura comercial?
Venho estudando esses assuntos justamente para melhor assessorar meus clientes nas suas locações comerciais.
Parceria Locador e Locatário
As locações comerciais cada vez mais terão que ser tratadas como um modelo de parceria, e isso já estamos batendo na tecla há anos, é o que o Tiago Maia chama de Contratos Inteligentes, será necessário a união entre locador e locatário para ambos terem sucesso no negócio.
É enraizado na nossa cultura que o locador, antigamente chamado de senhorio, ditasse as regras na locação, e o inquilino apenas obedece-lo, mas essa postura tem que mudar, ou então os proprietários de imóveis dia após dia consolidarão prejuízos irreparáveis.
Certa vez atendi um empresário no ramo de essências, e ele me perguntou sobre um ponto comercial que tinha intenção de locar, quando soube o preço, disparou: “Daihane, só consigo fechar as contas quando a maconha for legalizada.”
Só tenho uma coisa para informa-los a estes locadores:
Quando você não otimiza o PREÇO está jogando fora a matemática!
O Administrador de Locações Comerciais
O administrador de locações comerciais deverá ser muito bem informado, saber interpretar dados, e desacostumar em pregar uma placa na fachada do imóvel e esperar os clientes, a fase da locação passiva passou!
É necessário que esse profissional domine os aspectos técnicos relacionados à operação e à manutenção do imóvel locado, além de conhecimentos de administração, finanças e gestão de pessoas.
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Outros mercados
Muito teríamos ainda para falar sobre as locações comerciais, como os galpões, CDD’S (Centros de Distribuição), e outras formas de contratação como o Built to Suit, porém meu enfoque foi tratar sobre a maioria dos imóveis que tem essa veia comercial.
Os proprietários, assim como nós profissionais, precisamos enxergar que é necessário sair da perspectiva do passado e entrar em outra mentalidade, e que, estejamos abertos a compreender os novos números e métodos para auferir resultados nos imóveis.
Conte conosco para que você aumente a sua visão e colha novos frutos.
Até a próxima!