Preço de locação tem queda recorde em abril, indica FipeZap.

No início da semana saiu nos noticiários a evolução dos preço de locação praticados em todas as regiões do Brasil, é de se notar o quão tem impactado a crise econômica e política sobre os valores nessa atividade imobiliária.

aspas Quem vai perder menos no mercado de locações hoje, é quem baixar os preços primeiro.

Veja uma parte da matéria que mostra essa trajetória de queda anunciado no Site Extra.Globo:

Os preços de locação de imóveis seguem em trajetória de desaceleração e registraram recuo de 0,22% em abril, na comparação com o mês anterior, de acordo com o Índice FipeZap.

O preço médio do metro quadrado anunciado entre as 11 cidades pesquisadas ficou em R$ 30,86, contra os R$ 30,93 de março.

Com esse resultado, a queda acumulada nos últimos 12 meses chegou a 4,8%, um recorde negativo para a série histórica da pesquisa, iniciada em 2009.

Como nesse mesmo período a inflação oficial do país, medida pelo IPCA, acumulou alta de 9,28%, o estudo indica que, entre abril de 2015 e abril de 2016, houve uma queda real de 12,88% nos preços de locação.

De acordo com o economista da Fipe Bruno Oliva a queda recorde pode ser explicada pela retração no consumo, que derrubou a demanda por imóveis, tanto para locação quanto para compra:

“O recuo na demanda por imóveis levou os preços a caírem. Essa queda também ocorreu por aumento da oferta de imóveis para locação, já que muita gente que não tem conseguido vender o imóvel o coloca para alugar, para não ter de arcar com os custos de condomínio e IPTU.

Então, temos uma maior oferta de móveis para uma menor demanda. Logo, os preços caem.”

Segundo Oliva, é um bom momento para alugar imóveis e renegociar contratos antigos, já que, para não perder inquilino, os proprietários estão mais flexíveis e abertos a reduções de aluguéis.

Devido a esse cenário sempre estamos orientando que é melhor baixar os preços e com uma boa análise do locatário garantir um bom inquilino, do que manter uma expectativa alta do preço do aluguel e sofrer perdas com a sua vacância elevada. 

O preço de locação e a nossa orientação:

preço de locação

E você o que acha sobre o assunto?

Deixe seu comentário abaixo! Até a próxima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima