KIT Locação de Imóvel para Administradores de Imóveis

Por um período me dediquei a locação cheguei a desenvolver um KIT Locação de Imóvel para os profissionais Corretores que queiram se tornar um administrador, mas para tanto deve ter em mãos documentos essenciais para desenvolver a sua atividade imobiliária.

Quando comecei essa profissão não tinha modelos de documentos, contratos, notificações, etc.

E tudo que conseguia eram modelos disponibilizados nos finais de alguns livros que comprei, ou aquele acessível pelo site do CRECI, que é apenas um ponto de partida, ou até mesmo inúmeros  modelos por aí na internet.

Mas deixo as seguintes perguntas, será mesmo que esses modelos estão atualizados?

Estão bem escritos?

Atende a sua necessidade especifica? em futuras demandas jurídicas você estará seguro?

É baseado nisso, que precisei estudar a Lei do Inquilinato em profundidade, e para quem ainda tem dúvida o Corretor/Administrador deve ter conhecimento jurídico, mesmo que noções básicas do Direito, para compreender e desenvolver seu trabalho com a segurança que seu cliente espera de você.

KIT Locação de Imóvel: Uma “Caixa de Ferramenta”


Então, se você busca um KIT Locação de Imóvel mais elaborado, e que te dê respaldo, você terá acesso aos seguintes documentos editáveis, mas sempre lembrando que trata-se de modelos e deve ser verificado e ajustado a cada caso, segue alguns modelos que compõe o KIT:

  1. Contrato de Administração de Imóveis;
  2.  Instrumento Particular de Procuração;
  3. Autorização de Anúncio para Locação;
  4. Autorização Análise Cadastral pretende a Locação;
  5.  Documentações Necessários das Partes;
  6. Contrato de Locação Residencial e Comercial;
  7. Recibo de Quitação de Aluguel;
  8. Laudo de Vistoria de Entrega de Chaves;
  9. Notificação Extrajudicial Falta de Pagamento;
  10. Notificação Reajuste de Aluguel;
  11. Notificação de Venda do Imóvel Locado;
  12. Termo de Entrega de Chaves;
  13. Distrato da Locação;
  14. Distrato da Administração de Imóveis;
  15. Check list-pré-locação.



Abaixo deixo as 5 dicas fundamentais para quem deseja começar sua atividade na Administração de Imóveis:

1. Abra uma conta bancária especifica para o recebimento dos alugueis, antes de administrar imóveis, você deve saber bem administrar dinheiro.

Então aplique o que chamamos na Contabilidade de Principio da Entidade, ou seja, autonomia patrimonial, não confunda do que não é seu;

2. Emita boletos. Converse com seu gerente bancário como você pode adquirir o serviço de emissão de boletos, não receba os alugueis via transferência, depósito, cheques ou em dinheiro, já está mais que comprovado que o LOCATÁRIO vai dar enfase ao pagamento do aluguel caso este seja via boleto bancário.

Não deixe de colocar que caso não efetue na data de vencimento incidirá de multa de 10% e juros de 1% ao mês, e para isso basta ele comparecer a um banco que automaticamente será calculado;

3. Escolha uma ÚNICA data de vencimento de aluguel para todos os LOCATÁRIOS, exemplo todo dia 05, se você assinar um contrato no dia 20, não tem problema, basta calcular o primeiro mês proporcional, mas não deixe de estabelecer APENAS uma data.

Já cai no desprazer de ter vencimento em várias datas e o trabalho é muito grande e sua chance de erro aumenta;

4. Quando possível contrate um sistema de locação de imóveis, hoje possui vários no mercado com a mensalidade na faixa de R$ 100,00, caso ainda não for possível se organize no Excel;

5. Todo administrador de imóveis deve ter em mãos telefones de profissionais como eletricista, encanador, pedreiro, pintor, faxineira, etc.

Você nunca sabe quando vai precisar de algum, por isso conheça esses profissionais e identifique é claro se são de confiança.

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima